Mafia II é um jogo de ação-aventura em terceira pessoa, sequência de Mafia: The City of Lost Heaven. Desenvolvido pela 2K Czech, conhecida anteriormente como Illusion Softworks, e publicado pela 2K Games. Anunciado originalmente em Agosto de 2007 na Leipzig Games Convention, foi lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e PC em Agosto de 2010.
Assim como no primeiro da série, Mafia II será um jogo em terceira pessoa que gira em torno de uma história muito bem desenvolvida sobre o submundo do crime. O personagem principal se chama Vito Scaletta, filho de imigrantes sicilianos tentando alcançar o velho "sonho americano" de se tornar alguém na vida. Ele se junta a uma família de mafiosos e começa de baixo como capanga e precisa trabalhar para chegar ao topo.
O jogo se passa entre as décadas de 40 e 50 e tem início com Vito retornando aos Estados Unidos após servir como soldado durante a Segunda Guerra Mundial. Antes que você pense "que marmelada, o mafioso italiano é um soldadinho americano", saiba que ele escolheu se alistar no exército para não cumprir pena na cadeia por um assalto que acabou em assassinato. Assim que ele reencontra seu amigo Joe Barbaro, os dois partem rumo a uma possível carreira no submundo dos crimes.
Os dois amigos têm sua primeira oportunidade assim que encontram um mecânico chamado Mickey que precisa de certas partes de um carro para fazer um serviço. Eles acabam conhecendo outras pessoas em meio a missão de roubar essas partes de um carro que não esteja sendo rastreado pela polícia. De acordo com as suas decisões no jogo a história pode ter rumos e conseqüências diferentes que irão resultar em diversos finais alternativos.
Logo no começo você conhece três famílias diferentes, Falconi, Vinci e Clementine e precisa se aliar a uma delas e lutar contra as outras. O mundo de Mafia II terá o dobro de tamanho do mapa do primeiro jogo e absolutamente tudo será interativo e possível de explorar. Todos os ambientes terão as portas abertas para você entrar e quebrar tudo sem nenhuma tela de loading entre a mudança de cenários.
Enquanto o primeiro jogo era mais um tributo aos filmes de máfia, a seqüência relata mais diretamente o cotidiano dos criminosos que fazem parte das famosas famílias. Por este motivo o jogo deve ser muito mais violento e com conseqüências mais reais para as decisões tomadas pelos jogadores. A narrativa também dura 10 anos para contar a escalada criminosa de Vito. Até que é um tempo considerável levado para atingir seus objetivos profissionais, ainda bem que ele não trabalha enfiado em um cubículo esperando por uma promoção.
Os carros e o armamento do jogo também são baseados no que existia naquela época. Você terá que realizar fugas épicas da polícia muitas vezes, porém ao contrário do primeiro jogo onde você era caçado até o fim do mundo sem dó, agora os policiais mais gordinhos que ficam comendo bolinhos o dia inteiro se cansam em uma perseguição a pé. Mas não é por isso que você pode sair a pé pela calçada barbarizando. Se você atirar a queima roupa em uma pessoa e for visto, sebo nas canelas porque imediatamente o reforço policial vai vir atrás de você " de carro, é claro.
Também não é uma boa idéia ser parado para receber uma multa por excesso de velocidade quando estiver com um cadáver no porta malas. Os policiais vão suspeitar que no mínimo um cheiro esquisito esteja no ar, algo parecido com presunto.
No meio de um tiroteio é possível procurar cobertura e se proteger para atirar com uma perspectiva por cima do ombro. Seus inimigos também pensam de modo inteligente e podem derrubar mesas ou objetos que estejam por perto e sirvam como proteção. O sistema de tiro em Mafia II está muito mais rápido e letal do que no primeiro jogo. Apesar de você estar atirando com rifles e revolveres pesados da década de 40, a ação é frenética e você precisa eliminar rapidamente diversos inimigos.
Porém ser um mafioso competente é muito mais do que atirar em pessoas vestindo terno, gravata e um chapéu estiloso. Em Mafia II se você não cumprir as missões corretamente, falhar em matar determinada pessoa ou não conseguir escapar de um certo local, o jogo terá outro rumo e conseqüências diferentes das que seriam se você tivesse sido bem sucedido.
Para os diversos fãs de jogos de ação em mundo aberto, Mafia II promete cumprir com todos os requisitos para que seja um grande jogo do gênero. Furtos de carros, fugas cinematográficas, missões mandadas para que você junte seu pé de meia fazendo seu nome e um imigrante europeu com um primo meio banana. Mentira, o imigrante com o primo fazem parte da trama de outro jogo deste gênero, mas nada que a história de um filho de italianos com seus amigos sanguinários não possa superar e possivelmente acabar trazendo outro personagem de peso para o mundo dos games.